quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Obelisco

Obelisco do Ibirapuera
O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, ou também popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo é um monumento funerário brasileiro localizado no Bairro do Ibirapuera na Cidade de São Paulo.
 
História
 
Está relacionado à Revolução Constitucionalista de 1932, sendo o maior Monumento da cidade de São Paulo.
 
Sua construção foi iniciada em 47 e concluída no ano de 70. O Responsável pela execução foi o Engenheiro Alemão Ulrich Edler. É um monumento tombado pelos conselhos Estaduais e Municipais de preservação de patrimônio histórico.
 
O que tem no Obelisco
 
Este guarda os corpos dos Estudades Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), que foram mortos durante a Revolução de 1932 e também de outros 713 ex-combatentes. Encontram-se também os corpos de Guilerme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre, ex-combatentes considerados respectivamente o poeta de 32 e o tribuno de 32.
 
O Corpo do Agricultor Paulo Virgínio também encontra-se sepultado no local e este é considerado mais um  dos heróis da Revolução. Este nao entregou o local onde estariam as tropas Paulistas então o obrigaram a cavar sua própria cova e antes der assassinado gritou:
 
“Morro mas sou Paulista e São Paulo Vence!!!”
 
Mosaicos do Mausoléu
 
São desenhos com cenas bíblica e passagens da história paulista feitas com Mosaico Veneziano.
 
Projeto
 
O Projeto é do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, que veio para o Brasil em 1923, fugindo do regime facista do seu país. O Obelisco é feito de puro mármore travertino e foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera.
 
Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, há cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano.
 
Detalhe da inscrição feita na base do Obelisco.
 
O obelisco tem inscrições acompanhadas de ícones em suas quatro faces. Iniciando pela face norte, seguindo pela face oeste, sul, e finalmente leste. O Poema foi escrito por Guilherme de Almeida:


"Aos épicos de julho de 32, que,
fiéis cumpridores da sagrada promessa
feita a seus maiores - os que
moveram as terras e as gentes por
sua força e fé - na lei puseram sua
força e em São Paulo sua Fé."


Na Base do Obelisco tem outra inscrição feita pelo Poeta Guilherme de Almeida:
 
"Viveram pouco para morrer bem
morreram jovens para viver sempre."
 
 
Visão do Obelisco de Dentro do Parque do Ibirapuera
 
 
 
Tenho sido um paulista fervoroso, mas saber de histórias tão especiais como estas nos deixam mais orgulhosos ainda da nossa cidade, do nosso Estado!!!
 
Valorize sua Cidade!!!
 
Até o Próximo Post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com